terça-feira, 3 de junho de 2008

Tumor e Neoplasia

Tumor é um termo genérico que indica um aumento anormal de uma parte ou da totalidade de um tecido. Neoplasia é o processo patológico que resulta no desenvolvimento de um neoplasma, isto é, o crescimento anormal, incontrolado e progressivo de tecido, mediante proliferação celular. Na verdade as palavras tumor e neoplasia são sinônimas. Tanto o tumor quanto a neoplasia podem ser benignos ou malignos. Quando uma neoplasia ou tumor é maligno, é que é chamado câncer.
No organismo, verificam-se formas de crescimento celular controladas e não controladas. A hiperplasia e a displasia são exemplos de crescimento controlado, enquanto que as neoplasias correspondem às formas de crescimento não controladas e são denominadas, na prática, de "tumores". A definição atual mais aceita para neoplasia é: "Neoplasia é uma proliferação anormal do tecido, que foge parcial ou totalmente ao controle do organismo e tende à autonomia e à perpetuação, com efeitos agressivos sobre o hospedeiro" (Pérez-Tamayo, 1987; Robbins, 1984)
É importante observar que nem todas as neoplasias ou tumores são cancerosos. Os tumores ou neoplasias podem ser benignos ou malignos. Um tumor maligno ou uma neoplasia maligna é câncer e uma neoplasia ou tumor benigno não é. A diferença básica entre o tumor benigno ou neoplasia benigna e a neoplasia ou tumor maligno é que o tumor benigno não sofre metástase, isto é, não se espalha por outras regiões do corpo. Se a neoplasia benigna for removida, dificilmente crescerá novamente.
Quando falamos em tumor é, portanto, importante ter em mente que podemos estar fazendo referência a uma neoplasia que pode ser benigna ou maligna. Não se conhece com precisão a causa dos tumores ou neoplasias, no entanto se sabe que a origem de um tumor ocorre em uma célula defeituosa que reproduz outras células defeituosas e estas geram outras células com deformidade e assim por diante, o que faz com que o tumor cresça.
Realçamos que a diferença entre o tumor benigno e maligno (ou neoplasia benigna e maligna), essencialmente, é baseada na sua capacidade de gerar metástases pelo corpo, e também na velocidade com que o tecido afetado aumenta. Isto permite medir a chamada agressividade do tumor ou da neoplasia. Pode-se dizer que no tumor benigno, as células ficam “protegidas” por uma membrana que impede que elas se desenvolvam e espalhem tanto; ao contrário , o tumor maligno pode espalhar-se por qualquer outra parte do corpo em pouco tempo.
Veremos na próxima seção do Oncoguia mais detalhes sobre tumores benignos e malignos (ou neoplasias benignas e malignas).

Nenhum comentário: